Cuidados com a mamãe - 1a gravidez

A primeira gravidez nos traz sensações diferentes, que geralmente são difíceis de descrever. Como saber com certeza se estamos sentindo os primeiros movimentos do bebê no útero? Junto com essas sensações muitas vezes existem também os desconfortos, como náusea, insônia, dor nas costas, constipação etc.

 

O que esperar com a primeira gravidez?

1º Trimestre:

Alguns dos desconfortos aparecem predominantemente nos três primeiros, como náuseas, cansaço excessivo e até mesmo sintomas de gripe ou resfriados causados podem estar relacionados com a gravidez. A náusea geralmente melhora após o primeiro trimestre, quando a placenta está suficientemente formada e assume a produção de progesterona, um hormônio que ajudará a manter a gestação.

edited.jpg

Durante a minha primeira gravidez, tive muito pouco enjoo matinal. Na verdade, não me lembro de ter náuseas ou vômitos, apenas azia e a única solução para mim foi suco de laranja! Eu bebia quase 1L por dia, especialmente na parte da manhã para aliviar a azia e foi assim até o segundo trimestre.

Você pode se sentir realmente com fome ou sem fome. Na minha primeira gravidez eu tive só consegui comer saladas e frutas nas primeiras semanas. Depois só quis comer hambúrgueres e tomar milk-shake de morango, rsrs. Na segunda gravidez eu tive tanto enjoo, que não quis comer nada! Eu até perdi alguns quilos durante as primeiras semanas. Porém, tudo se acertou no segundo trimestre e eu comecei a ganhar o peso necessário. Portanto, coma o que puder e não se preocupe se em alguns dias você não sentir fome. Seu apetite estará de volta quando você se sentir um pouco melhor.

2º Trimestre

Quando chegamos ao 2º trimestre, finalmente nos sentimos um pouco melhor e estamos prontas para organizar o quarto do bebê. Mas esse também é o momento em que outros tipos de desconforto podem aparecer, como retenção de líquidos, câimbras e azia mais forte. Se os enjoos tiverem ido embora, esse pode ser um bom momento para fazer algum tipo exercício. Uma caminhada curta pode ajudar muito com a retenção de líquidos e fornecer um pouco mais de energia ao longo do dia. Cheque sempre com o seu médico, antes de fazer qualquer tipo de exercício físico.

A maioria das mulheres começa a sentir os primeiros movimentos do bebê nessa época. Na minha primeira gravidez, senti meu bebê se mexer na semana 17 e na segunda não senti nenhum movimento até a semana 22! Eu fiquei bem preocupada, mas depois descobri que a posição do bebê no útero era o que fez com que eu sentisse os chutes em momentos diferentes para cada gravidez.

Se você ainda não começou a organizar o quarto do seu bebê, esta é a hora! Você terá mais disposição e seu bebê ainda é pequeno o suficiente para que você possa se mover pela casa sem se sentir muito cansada.

Se você pretende pintar o quarto, certifique-se que a tinta que você vai usar é segura para mulheres grávidas ou peça para alguém te ajudar.

Não se esqueça de planejar seu chá de bebê e fazer a sua lista de presentes.  Eu sei a Amazon e a BuybuyBaby para as minhas listas. Eu queria dar a minha família e amigos opções diferentes para que pudessem usar o que fosse mais conveniente para eles.

A Amazon também está no Brasil e oferece uma imensa quantidade de itens para mamãe e bebê. Você pode encontrar desde o carrinho para itens para introdução alimentar, como talheres e pratinhos especiais. Para você que não conhece click neste link para saber mais sobre como fazer a sua lista do bebê: https://www.amazon.com.br/baby-reg/homepage

3º Trimestre

Além dos desconfortos da primeira gravidez, temos também preocupações e medos. Medos que às vezes podem ser relacionados com a desenvolvimento do bebê ou até mesmo com o tipo de parto escolhido. Isso porque podemos até ler e saber o que esperar na hora do parto, mas isso pode às vezes ser diferente do que lemos nos livros ou internet. Se você está em sua segunda ou terceira gravidez, provavelmente já está familiarizada com o que esperar. Geralmente, se todas as consultas de pré-natal na segunda gravidez estão indo como o esperado temos menos com o que se preocupar.

No terceiro trimestre, seu corpo já está bem diferente e maior também! E com essas mudanças, dor nas costas, insônia e constipação também podem ser algo para lidar.

Algo que realmente me ajudou durante a minha primeira gravidez foi a massagem pré-natal. Eu tive muita dor nas costas. Se considerar massagem como uma opção, procure um especialista que tenha experiência com passagem para gestantes.

Insônia e a constipação foram meus piores desconfortos na gravidez. Tenha uma alimentação rica em fibras e beba bastante líquido, principalmente água! Suco de ameixa pode ajudar com a constipação.

Para a insônia, sinceramente não tenho muitas dicas. Depois de quase 1 ano ainda tenho insônia! Provavelmente ligar a tv ou ir para a internet não vão te ajudar, mas talvez um chá de camomila ajude!

Esteja atenta aos sinais do seu corpo desde o início da gravidez e converse com seu médico se algo parecer fora do comum.